Milhões de NFTs são negociados em dezenas de plataformas, com surgimento diário de milhares, em constante expansão com novas aplicações e usos na indústria.
Nesse contexto, filtrar bons projetos e evitar ruídos é pouco produtivo sem critérios substanciais para orientar escolhas dentre as diversas opções.
Por isso, destacamos indicadores fundamentais para investidores avaliarem NFTs, buscando identificar boas oportunidades, solidez de mercado e potencial promissor.

O que são NFTs?
NFTs (Non-fungible tokens) são representações digitais de propriedade de ativos do ‘mundo real’, sejam físicos, virtuais ou abstratos.
O certificado digital de propriedade segue a lógica da tecnologia que deu origem ao Bitcoin e a todas as outras criptomoedas, a Blockchain. Ao registrar os arquivos no sistema eletrônico de registros de dados da rede descentralizada, o sistema os criptografa de modo a impossibilitar qualquer falsificação ou alteração de seu código.
Por não serem fungíveis, isto é, intercambiáveis por outros ativos de igual espécie, NFTs são tokens únicos, singulares, cuja natureza não encontram par de equivalência. É possível converter e negociar obras de arte em seus diversos formatos, imóveis, terrenos, itens em jogos eletrônicos, textos, imagens e até memes como NFTs.
Para entender melhor tudo o que você precisa saber e aprofundar a sua compreensão sobre o que são e como funcionam os NFTs, confira o nosso guia completo para tokens não fungíveis:
https://blog.capitual.com/pt/o-que-e-um-nft-o-guia-completo-para-tokens-nao-fungive is/
Por que os NFTs valem tanto?
Os fatores que determinam o valor de um NFT são diversos. De fato, com base na progressiva ampliação da demanda por esses ativos nos últimos anos, a tendência é que os valores continuem subindo.
Em dezembro de 2021, o NFT “The Merge”, criado pelo reconhecido artista de pseudônimo Pak, se tornou o mais caro já negociado até os dias de hoje. O NFT foi vendido pela soma recorde de 91,8 milhões de dólares.
Assim como este, vários outros NFTs ultrapassam facilmente a casa dos milhões de dólares. O que representa algumas das obras de arte mais caras da história, ainda que apenas digitais.
Para entender o porquê isso acontece, é preciso ter em mente que o mercado de NFTs tem muito pouco a ver com os dispositivos de outros mercados. Nos quais os valores estão atrelados ao produto em si, ao que ele entrega em termos de tecnologia, material, durabilidade ou qualquer outro aspecto do gênero.
Na verdade, o valor de um NFT está muito mais relacionado ao contexto no qual uma coleção ou obra em específico está inserida. Podemos entender esse contexto como um conjunto de elementos que fazem com que esses itens adquiram uma espécie de “selo” que o torna distinto e faz com que sejam aceitos e supervalorizados.
O mecanismo por trás do status adquirido por um NFT ocorre como em uma engrenagem, formada por diversas de circunstâncias que se acionam e se emaranham mutuamente. Dessa forma, criando as condições ideais para que um projeto alcance as cifras milionárias.
Vamos analisar alguns destes critérios essenciais.
Como avaliar o valor dos NFTs
Existem muitos fatores que podem influenciar o valor de um NFT. Para avaliar melhor a longevidade e o valor de um projeto NFT para sua coleção ou portfólio de criptomoedas, reunimos 6 indicadores-chave neste artigo. Siga estas dicas para saber como identificar NFTs sob demanda e tendências futuras de NFT.
1. Raridade
A raridade, singularidade ou escassez de um ativo são certamente alguns dos gatilhos mentais mais poderosos na decisão de investimento. Como vimos, NFTs são tokens únicos, irreproduzíveis e insubstituíveis, cuja posse é um direito restrito e excludente.
Nesse sentido, um dos critérios-chave para analisar NFTs e escolher um para investir está relacionado à própria lei da oferta e demanda. Assim, determinada paralelamente à escassez do ativo e servindo de referência no despertar do interesse de compradores e para os preços geralmente mais altos.
A plataforma Rarity Tools é um ótimo agregador de informações gratuito que pode ajudar os usuários a obter uma visão clara sobre a raridade de um NFT, tendo como base o paralelo entre a oferta circulante e o seu volume de vendas, popularidade do projeto e número de proprietários.
A pontuação de raridade leva em conta quesitos como quantidade de atributos e características exclusivas de um determinado item colecionável, como acessórios, roupas e outras particularidades na aparência dos personagens.
Cada comunidade em torno de uma coleção classifica e valoriza os seus tokens de maneira diferente. Por isso uma série de pontos são relevantes no cálculo sobre o quão raro pode ser um NFT.
2. Utilidade
Afinal, qual é a aplicação que uma NFT pode ter no mundo real? A utilidade, finalidade ou funcionalidade dos NFTs são características discutidas não apenas no âmbito dos tokens não fungíveis, mas dos criptoativos como um todo.
É natural que o questionamento sobre a aplicabilidade dos NFTs nos mundos físico e/ou digital influencie em seu valor. À medida que a distância entre os dois ambientes diminui cada vez mais, o campo de atuação desses ativos é ampliado. Dessa forma, cobrindo praticamente qualquer bem ou propriedade passível de ser estimada.
O NFT traduz artes visuais? Terrenos no metaverso? Músicas e composições? A dinâmica de um videogame? Trata-se de um produto por si mesmo ou é uma representação de direitos, qualidades ou garantias?
O fato é que desenvolvedores criam muitas coleções, obras e itens NFT com fins diversificados, e atrelam seus valores e demandas a uma variedade de ações e casos de uso nos quais eles são executados.
No jogo play-to-earn Axie Infinity, por exemplo, os NFTs são usados como power-ups, runas ou feitiços. Esses itens dão novos poderes passivos aos Axies, aprimorando as habilidades inerentes aos personagens principais do game.

Os poderes concedidos aos proprietários desses NFTs são uma vantagem almejada pelos quase 3 milhões de jogadores ativos no Axie Infinity. Que obtêm maior capacidade para derrotar os adversários e concluir as missões para realizar mais lucros jogando.
Eis um bom exemplo de como a utilidade de um NFT pode influenciar diretamente em sua valorização, tanto para cima, quanto para baixo.
3. Rodmap
O roadmap de um projeto NFT é uma maneira de comunicar aos investidores o planejamento estratégico traçado para definir as perspectivas futuras, bem como o
andamento das etapas, tarefas e objetivos estabelecidos no lançamento de um produto no mercado.
Observar esse aspecto de um projeto vai te ajudar a concluir se metas realistas foram documentadas, o potencial de crescimento e alcance dessas metas, bem como a maneira como as ações estarão presentes no mundo de acordo com as mudanças de ordem política e/ou socioeconômica acontecem.
No roteiro da coleção de NFTs Azuki, por exemplo, os passos das etapas do planejamento são denominados como “Mapa Mental”, divididos entre a cor verde para indicar o status ’em andamento’ da etapa, e amarela que sugere ‘explorando’.
Os roteiros são ainda uma fonte de informação sobre a transparência das intenções fundamentais de um projeto, a partir das quais o investidor sabe onde está e para onde está indo, alinhando a sua visão ao propósito do seu empreendimento a longo prazo.
Cabe ao bom investidor, portanto, realizar uma análise crítica desses documentos. Assim, confrontando os dados apresentados com as conclusões obtidas a partir de uma visão panorâmica da realidade.
4. Equipe
Verificar a procedência será fundamental para você analisar NFTs e escolher um para investir. A equipe por trás de um projeto certamente dirá muito sobre o valor que pode ser atingido, a relevância na comunidade e, consequentemente, o potencial de rendimento a longo prazo do seu investimento.
Artistas renomados, reconhecidos por suas obras prévias, criam alguns projetos que por si só agregam a maior parte do valor de uma NFT. Da mesma forma, as instituições que participam de um projeto também são indicadores relevantes a serem considerados.
Por isso, antes de tomar uma decisão sobre o investimento em determinada NFT, os usuários devem primeiro considerar aprender sobre o seu criador. Depois, buscar a origem história e os destaques do criador no mercado.
A Yuga Labs, por exemplo, é a empresa por trás da coleção de 4,12 bilhões de dólares Bored Ape Yacht Club (BAYC), uma das mais valiosas do mundo.
Além da BAYC, a instituição também comprou outras duas coleções significativas: CryptoPunks (1,86 bilhões de dólares) e Meebits (294,38 milhões de dólares, conforme a cotação atual).
É razoável imaginarmos que os projetos que têm uma empresa como a Yuga Labs à frente, carregam com si uma espécie de pré determinação que pode influir em uma maior aceitação no mercado. Afinal, quanto mais notáveis são as pessoas/empresas envolvidas, maiores as chances de que seus NFTs valorizem.
Nesse sentido, analisar a equipe adequadamente e verificar o seu histórico, comportamento e demais projetos executados, é um dos fatores-chave para uma tomada de decisão bem-sucedida.
5. Comunidade
A comunidade em torno de um projeto NFT é um fator decisivo para analisar e escolher um NFT para investir. Esse indicador te ajuda a mensurar a recepção do público, resposta dos potenciais usuários e compradores e a sua adesão geral no mercado aberto.
Uma comunidade maior e engajada confere credibilidade ao projeto, atraindo investidores e sugerindo uma possível valorização do ativo.
Investidores avaliam a comunidade de um projeto pelas redes sociais oficiais, analisando assinantes, engajamento e influência para entender sua relevância.
Doodles é uma coleção de 10.000 NFTs generativos com entusiastas, influenciadores e celebridades ativos, destacando-se como uma comunidade NFT relevante.
A coleção de personagens coloridos desenhados por linhas, literalmente, varreu o mundo e está no topo da lista das principais coleções de PFP (fotos de perfil) em termos de popularidade e volume de vendas.
biebs likes the @doodles pic.twitter.com/RKGK0g3v6v
— burnt toast (@burnttoast) April 19, 2022
Qualquer projeto NFT pode ter sucesso temporário, uma brusca valorização repentina por algum motivo inesperado. Porém, esse sucesso provavelmente não se estenderá a longo prazo sem o apoio de uma comunidade dedicada.
A atenção da comunidade a longo prazo implica o potencial período de tempo em que uma coleção permanecerá relevante no mercado e manterá o envolvimento do usuário. Por isso, considere passar um tempo stalkeando as redes sociais do projeto NFT antes de investir.
Faça a sua própria pesquisa
É natural que alguns investidores iniciantes, sobretudo no mercado de criptoativos, busquem certos atalhos em sua jornada de investimento. Muitas vezes, esse investidor expõe a si mesmo a riscos que podem ser evitados com o uso do bom senso, em detrimento de qualquer vislumbre pelas promessas irreais oferecidas diariamente na internet.
O fato é: o mercado de NFTs é imprevisível, assim como qualquer outro mercado de qualquer outro ativo de renda variável. Se alguém está tentando te vender a fórmula mágica para este negócio, pode começar a reconsiderar as suas recomendações.
Este artigo buscou elencar alguns dos principais fatores que você deve levar em conta em sua análise e escolha de uma NFT para investir. Obviamente, você pode e deve observar outros critérios, mas sempre ponderá-los de acordo com sua própria razão.
Realizar sua própria pesquisa é a melhor maneira de encontrar pontos que tornam um projeto uma boa oportunidade para investir seu próprio dinheiro.