Toda nova tecnologia gera curiosidade e interesse do grande público. Com a popularização das negociações com cripto aumentou a especulação sobre esse tipo de investimento e, portanto, os golpes tendem a ser mais frequentes.
O mercado disponibiliza mais de mil moedas virtuais diferentes, sendo a mais conhecida a Bitcoin, mas também podemos citar: Ethereum, Binance coin, Cardano, Tether, Solana, XRP, Polkadot, Dogecoin e USD Coin.
Embora uma unidade de Bitcoin possa valer até 25 mil reais, você pode começar o investimento com apenas R$ 10, já que cada unidade pode ser fracionada em muitas outras, tornando-o um investimento acessível a todos.
Mesmo com a quantidade abundante de informações sobre o assunto, um novo segmento da economia gera incertezas para alguns, é natural. Além disso, associa-se a isso, o fato de que muitos criminosos se aproveitaram para aplicar golpes usando o nome do Bitcoin.
Esse é um mercado em plena expansão e o número de usuários investidores em criptoativos já ultrapassa 100 milhões em todo o mundo. Cerca de 14 milhões de pessoas entraram nesse mercado, estimulados pela vontade de investir no futuro e pela liberdade que essa economia oferece.
Com a grande quantidade de usuários, o número de pessoas mal intencionadas cresce proporcionalmente.
Para evitar que você caia em golpes e que perca investimentos em transações criminosas, reunimos 6 dicas de ouro que podem te ajudar a te proteger. Confira abaixo!
1. Atenção às ofertas mirabolantes, não caia nos golpes
Ofertas extraordinárias, ganhos altíssimos e pouco investimento devem acionar seu radar. Tudo que soar estranho ou fora de um contexto econômico, assim como no mercado financeiro tradicional, deve ser aplicado aos investimentos em cripto.
Procure exchanges e bancos confiáveis para negociar suas criptomoedas, pesquise bastante sobre valores das moedas que te interessam para ter um parâmetro de comparação. Não aja por impulso visando ganhos imediatos, pois isso pode abrir uma brecha aos criminosos.

2. Cuidado com pirâmides financeiras
Os esquemas e golpes de pirâmides financeiras funcionam de forma que novas pessoas entrem constantemente para as primeiras lucrarem.
Em um dado momento, esse ciclo se quebra, pois ele não se sustenta de forma saudável, e os criptoativos frequentemente enfrentam essa situação.
Nesse caso, a empresa que opera essas transações capta clientes oferecendo remuneração muito atrativa, o que faz com que as pessoas se interessem e invistam. Esse processo vai se repetindo até que o sistema quebra, deixando os investidores com perdas enormes, pois os operadores somem e quem investiu fica sem conseguir reaver seus valores.
3. Atenção aos apps que você usa e baixa
Adicionalemnte, você já deve ter uma lista de aplicativos que usa frequentemente, em seu smartphone, principalmente. Caso precise fazer o download de algum outro, busque desenvolvedores confiáveis e com boa reputação nas lojas online (Google Play ou Apple Store, basicamente).
Outra dica é ficar atento ao número de downloads que o app em questão tem, as avaliações dos usuários e os depoimentos, caso estejam disponíveis. Esse é um excelente parâmetro na hora da escolha.
4. Use sempre softwares de segurança
Rotinas que garantam a segurança dos seus dispositivos (smartphones e desktops) já devem estar embutidas no seu dia a dia para proteger todos os seus dados, sejam eles relacionados a investimentos em cripto ou não.
Quando discutimos movimentações com criptomoedas, precisamos redobrar esse cuidado. Fique atento à segurança da conexão de rede que está usando (não use redes públicas como de shoppings para realizar suas operações) e mantenha atualizados os antimalwares do computador que estiver habituado a usar para movimentar suas Wallets.
5. Redobre sua atenção ao phishing
Uma das formas mais conhecidas de abrir “portas” para ciber criminosos é através do phishing, quando essas pessoas mal intencionadas usam emails que se parecem com os de instituições já conhecidas pelo mercado para tentar capturar os dados do usuário.
As cores, identidades visuais e até mesmo os logos de empresas confiáveis são usados. Por isso, só responda a emails se você tiver solicitado algum tipo de suporte ou assistência técnica.

6. Pesquise a empresa para fazer suas transações com criptomoedas e tenha certeza que ela não é golpe
Ao começar a planejar seus investimentos com criptomoedas, comece pesquisando sobre a procedência da empresa que escolheu.
Busque informações em sites especializados, em redes sociais, veja a opinião das pessoas que já utilizam o serviço e se informe sobre as operações dessa instituição.
Para garantir que seus investimentos estão seguros, conheça o Capitual que permite a criação de várias Wallets, o que te ajuda a ter controle total do seu dinheiro, além de converter seus ativos sem sair do app.
Gostou? Crie agora a sua CapConta!
Siga nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) e saiba tudo que acontece no mercado cripto, com referência mais que confiável, é claro!
Faça parte da revolução do mercado cripto e #GoCapitual.