Muito se fala (e se lê) sobre os utility tokens, mas você sabe o que são? Utility tokens ou tokens utilitários (ou de utilidade) são ativos descentralizados, que permitem o acesso a determinados produtos ou aplicações.

Os utility tokens são ativos digitais que permitem acesso a um serviço ou produto. Os emissores negociam esses tokens de forma descentralizada, o que significa que eles não precisam “rodar” dentro do sistema de mineração das moedas digitais comuns.

Os usuários podem negociar tokens utilitários diretamente entre si ou por meio de exchanges. O mercado no qual esses tokens estão inseridos define o seu valor. Além disso, as lojas também podem disponibilizar utility tokens através de ofertas, o que pode ser entendido como uma tendência de mercado, especialmente no varejo.

Veja aqui como os utility tokens funcionam, o que são coin tokens e security tokens e como todos esses ativos se relacionam. Boa leitura.

Fan tokens são alguns dos utility tokens mais conhecidos

O token Chiliz, chamado de fan token, está relacionado, de forma íntima, a times de futebol (mas pode ser desenvolvido também para outras áreas esportivas. Contudo, o mercado do futebol é massivo no mundo todo e os desenvolvedores enxergam nele um mercado escalonável).

De forma um pouco diferente da comercialização das criptomoedas (compra e venda visando lucro), os fan tokens são mais uma “moeda de troca”. Ou seja, eles não são utilizados como meio de pagamento ou negociação, pois sua função é engajar o público-alvo.

No caso dos times de futebol, os proprietários de fan tokens têm a possibilidade de participar ativamente de decisões relacionadas ao clube, opinar na escolha do design de produtos e uniformes, participar de concursos de prêmios e enquetes, e muito mais. É a evolução do programa de sócio torcedor.

Os fan tokens são só um dos muitos exemplos dos utility tokens, já que eles são extremamente versáteis, já que são moedas com aplicações específicas e não ativos de especulação.

Outro exemplo de utility token é o BRZ, uma stablecoin que é pareada com o real brasileiro (inclusive, bom lembrar que a BRZ é a principal stablecoin que não é pareada ao dólar no mundo), que dá acesso a exchanges internacionais aos brasileiros.

Diversos outros tipos de utility tokens estão disponíveis no mercado, como o Ether e o Dash. 

Utility Tokens representam valores de um ativo financeiro?

É importante ressaltar que um utility token não representa um valor mobiliário ou de ativo financeiro. Isso quer dizer que não estão sob o guarda-chuva da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou qualquer outra instituição similar.

Uma empresa que desenvolve games, por exemplo, pode emitir o utility token como forma de pagamento por serviços ou produtos que ela mesma desenvolve.

Deu para perceber que o uso de utility tokens é bastante promissor, certo? Isso porque esse tipo de ativo digital não está restrito a um tipo de investimento ou funcionalidade.

O que são security tokens?

Além dos utility tokens o mercado também dispõe dos security tokens. Esses ativos digitais possuem valores derivados de ativos externos.

Em poucas palavras, os security tokens podem ser ativos de investimento ou especulação. Assim, podem interessar investidores que esperam obter lucros através de movimentos de valorização desses ativos. 

Os detentores desses tokens recebem dividendos dos seus investimentos a partir de tokens adicionais.

Os security tokens oferecem também uma grande variedade de aplicações, se o emissor estiver em acordo com os requisitos da regulação federal vigente. 

Da mesma forma que os tokens de utilidade, a emissão dos security tokens ocorre imediatamente com a criação de smart contracts.

Em termos gerais, os security tokens democratizam investimentos. Tome como exemplo um fundo imobiliário tradicional. Ele não poderia ser comercializado para alguém em outro país no sistema financeiro tradicional. Com os security tokens isso é possível.

Assim, é possível afirmar que os security tokens são um passo à frente na evolução financeira, pois buscam integrar o DeFi com o sistema financeiro tradicional.

Além disso, podemos destacar que muitos veem a capacidade de oferecer tokens representando digitalmente ações de uma empresa como um produto bastante promissor dentro do universo de investimentos, usando security tokens.

Gostou desse conteúdo? Clique aqui para conhecer mais sobre os ativos digitais que o Capitual oferece para você!