Empresas realizaram cadastro no Projeto-piloto da Plataforma do Real Digital (Piloto RD), Propósito é construir um ambiente colaborativo para testes e desenvolvimento de uma plataforma com tecnologia de registro distribuído (DLT) para o Real Digital.  

O banco digital Capitual, o banco BRB e a Azimut, uma das principais gestoras de ativos independentes, com presença em 18 países, se uniram e formaram um consórcio para inscrição no Projeto-Piloto da Plataforma do Real Digital (Piloto RD, organizado pelo Banco Central. 

O consórcio formado pelas três companhias propõe o desenvolvimento e execução dos testes de títulos públicos tokenizados, utilizando o Real Digital (CBDC) para o câmbio, e a rede indicada nas diretrizes do projeto. “Através da tecnologia de contratos inteligentes vamos simular a negociação dos ativos mencionados (TPFt e CBDC) inicialmente entre as instituições participantes do projeto e o tesouro nacional”, afirmou o consórcio.

De acordo com o regulamento do projeto-piloto, “o Piloto RD tem por objetivo validar o uso de uma solução de Tecnologia de Registro Distribuído (DLT), na plataforma Hyperledger Besu, avaliando a programabilidade com ativos financeiros e a capacidade de observância aos requisitos legais e regulatórios, principalmente em relação à privacidade das informações de indivíduos e demais envolvidos nas transações na plataforma do Real Digital, bem como sua viabilidade tecnológica.”

O Comitê Executivo de Gestão (CEG) do Piloto RD, do Banco Central, é o responsável pela coordenação dos trabalhos. A lista provisória dos participantes selecionados será divulgada no site do Banco Central do Brasil, após análise da documentação ou informações que comprovem cumprimento dos requisitos. 

Infraestrutura tecnológica

O Capitual participou recentemente do Lift Challenge do Banco Central, em parceria com a TecBan. A dupla propôs Armários Inteligentes, cujo projeto-piloto testou tecnologia do Real Digital em conjunto com internet das coisas (IoT). “Partimos agora para um novo projeto, ao lado do BRB e Azimut, e pretendemos desenvolver infraestruturas tecnológicas capazes de implementar o Piloto RD em testes de emissão, resgate e transferências de ativos financeiros, entre outras ações previstas no regulamento”, afirma Jefrey Santos, CTO do Capitual. 

Para Giuseppe Perrucci, Country Manager da Azimut Brasil, “dos 18 países onde a Azimut tem presença física, o Brasil, em nossa opinião, está entre os de maior potencial de crescimento. O mercado brasileiro de capitais é um dos mais desenvolvidos do mundo e aqui encontramos um solo fértil para desenvolver nossas estratégias, contribuindo para o sistema financeiro e nos preparando para o futuro. A tokenização é uma realidade e nos permitirá alavancar o poder da Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) na busca pela eficiência e a transparência de nossas atividades. Estamos orgulhosos em trabalhar com o BRB e a Capitual, um dos bancos digitais mais inovadores e preparados neste âmbito.” afirma Perrucci.

O presidente do Banco BRB, Paulo Henrique Costa, considera o Projeto Piloto RD mais um passo na evolução do Sistema Financeiro Nacional. “O BRB se orgulha em participar como protagonista desta iniciativa. Atualmente, somos um banco com presença em 39 países e em todos os 6 continentes e temos nos posicionado como um banco inovador e completo.  A parceria com empresas como o Capitual e a Azimut reforça o nosso compromisso em ampliar a presença do BRB no mundo digital, participar da construção de soluções de tecnologia bancária de ponta e transformar a vida das pessoas, uma vez que toda a sociedade será beneficiada com esta iniciativa.”

Sobre a Azimut:

Fundada há 34 anos, a Azimut é hoje a maior gestora de patrimônio independente da Itália e referência no mercado financeiro europeu. A Azimut é Listada na Bolsa de Valores de Milão desde 2004 (AZM.IM), está entre as 5 maiores gestoras da Europa e possui hoje mais de 200.000 clientes por todo o mundo. O Grupo Azimut possui atualmente R$ 500 bilhões em ativos sob gestão e está presente em 18 países: Itália, Portugal, Luxemburgo, Irlanda, Mônaco, Suíça, Turquia, Egito, Emirados Árabes Unidos, China (Hong Kong e Xangai), Cingapura, Taiwan, Estados Unidos, México, Brasil, Chile e Austrália.

No Brasil, a Azimut está presente há 9 anos e adotou como estratégia estabelecer joint-ventures com empresas brasileiras de alta performance, hoje reunidas sob as marcas: AZ Quest, gestora de recursos, e Azimut Brasil Wealth Management, gestora de patrimônio, que conta também com uma DTVM (Azimut Brasil Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) para promover a distribuição e intermediação de produtos financeiros no país. Atualmente, o Grupo Azimut possui mais de R$ 30 bilhões em ativos sob gestão no Brasil.

Sobre o BRB:

O BRB tem 56 anos e foi criado com a missão de ser agente financeiro do Governo do Distrito Federal. Desde 2019, adotou novo posicionamento, ampliando sua área de atuação para além do DF, nacionalizando a marca e tornando-se completo e inovador. Tudo sem perder, com banco público, o protagonismo no desenvolvimento econômico, social e humano. Em sua estratégia de expansão global, o banco vem realizando parcerias negociais e societárias, tais como o Banco Digital Nação BRBFLA, parceria com o time do Flamengo, América BRB, Banco Digital em parceria com a operadora América Net, e Wiz que é um Joint Venture especializada em corretagem de seguros. Atualmente, o BRB rompeu a marca de 7 milhões de clientes.

Sobre O Capitual

O Capitual reúne as características de um banco digital e a negociação com criptomoedas. Oferece segurança e confiabilidade observando legislação que regula a atividade de transações com a tecnologia blockchain. Seus sócios fundadores possuem larga experiência em tecnologia, programação e no mercado internacional de moedas. Este conhecimento ajuda os parceiros e usuários a gerir finanças, enviar pagamentos e realizar transferências bancárias, bem como a negociar, armazenar e converter criptomoedas instantaneamente num sistema de carteira integrado. O Capitual foi reconhecido no ranking das 300 mais importantes e influentes companhias de tecnologia financeira do mundo, elaborado pela The Financial Technology Report, destacando-se na 50º posição na categoria Banking Solutions. No Brasil, foi eleito em 2022 o Melhor Criptobanco pela CriptoAwards, principal premiação do mercado de criptoativos nacional.  

www.capitual.com

Atendimento à imprensa Capitual – Analítica Comunicação

Wilma Loures – wilma.loures@analitica.inf.br  55 11 96324.6565

Maurício Espósito – mauricio.esposito@analitica.inf.br 55 11 99915-7583