Há exatos 15 anos atrás, Satoshi Nakamoto publicava pela primeira vez o White Paper do Bitcoin com nove páginas, revelando ao mundo seu projeto sobre o dinheiro digital, intitulado “Bitcoin a peer-to-peer electronic cash system”.

Nestes 15 anos, o projeto de Nakamoto ganhou cada vez mais espaço e segue revolucionando a forma que nós lidamos com o dinheiro. A principal criptomoeda continua sendo negociada até hoje, enquanto caminhamos em direção ao seu 4º halving. Hoje o Bitcoin está sendo negociado a 34.500 USD.

Pensando em celebrar estes 15 anos da publicação do white paper do bitcoin, separamos uma série de informações um tanto quanto inusitadas sobre esta data. Quer saber qual a relação entre Lutero e Satoshi Nakamoto e o White Paper do Bitcoin? Leia até o final, e descubra!

Porque as datas são tão importantes?

Um fator curioso que nos faz olhar sempre para os detalhes com as datas envolvidas na criação do Bitcoin está inserido como um “Easter egg”.

O Easter Egg foi o primeiro bloco da rede Bitcoin, bloco este que foi o único que não teve nenhum antes dele e que para tal precisou sofrer uma série de alterações, como a inserção entre seus detalhes da primeira página do jornal “The Times” do dia 3 de janeiro de 2009 com a matéria “Chancellor Alistair Darling on brink of second bailout for banks”, citando uma nova investida do governo em recuperar a credibilidade no sistema financeiro injetando mais 37 bilhões de libras em bancos britânicos.

Curiosamente, o dia 31 de Outubro já estava na história desde 1517, em que se celebra a data que Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg. A sua tese, foi um documento que revolucionou a igreja e que posteriormente ficou conhecido como “o dia da reforma protestante”.

Satoshi poderia ter escolhido esta data por algum motivo especial?

Com o anonimato de Satoshi, muitas teorias da conspiração surgem a respeito do que foi publicado por essa figura tão interessante, seja pelas conversas que ele teve com a pessoa que recebeu a primeira transferência de Bitcoins da história ou mesmo a data do seu aniversário registrado no perfil do site em que publicou o White Paper.

Nas conversas de Hal Finney com Satoshi Nakamoto, ele cita que no dia 10 de janeiro de 2009, houve um devaneio sobre o possível valor  do Bitcoin no caso de uma adoção em massa:

"Como um experimento mental divertido, imagine que o Bitcoin seja bem-sucedido e se torne o sistema de pagamento dominante em uso em todo o mundo. Então o valor total da moeda deveria ser igual ao valor total de toda a riqueza do mundo. As estimativas actuais da riqueza total das famílias a nível mundial que descobri variam entre 100 biliões de dólares e 300 biliões de dólares. Com 20 milhões de moedas, isso dá a cada moeda um valor de cerca de US$ 10 milhões" - Hal Finney

Outra teoria envolve a data de aniversário do Satoshi Nakamoto, que registrou em seu perfil digital a possível data de aniversário, sendo 5 de abril, que é coincidentemente a mesma data da emissão da ordem executiva 6102.

Esta ordem proibia os cidadãos americanos de armazenarem suas reservas de ouro, impedindo as pessoas de possuírem uma reserva monetária mais estável por uma ordem do estado.

Ah, sabia que Nakamoto minerou Bitcoins por vários anos após a criação do Gênesis Block? Mas ele desapareceu de forma definitiva em 2011, sem deixar nenhum outro detalhe sobre a sua identidade, que permanece um mistério até hoje.

E você? Acredita que as datas foram escolhidas a dedo para criar uma mensagem secreta de Satoshi sobre o white paper do Bitcoin?