A Circle, empresa emissora de stablecoins, anunciou uma colaboração estratégica com a Stellar Development Foundation. A companhia lançarásua nova stablecoin lastreada na moeda fiduciária da Zona do Euro, a EURC, na rede Stellar.
Introduzindo a EURC
De acordo com o anúncio feito hoje por Teana Baker Taylor, vice-presidente de política e estratégia regulatória da Circle para EMEA, a moeda funcionará de maneira semelhante ao USDC.
O USDC é uma moeda apoiada pelo dólar dos EUA – a segunda maior moeda estável da indústria de criptomoedas. Enquanto isso, o EURC mantém uma paridade de 1:1 com o euro sob um modelo de reserva total.
Esta acessibilidade estende-se a indivíduos que podem não ter serviços bancários tradicionais prontamente disponíveis. A colaboração também funcionará para ajudar indivíduos afetados por desastres humanitários.
Porque países como o Brasil usam muito stablecoins?

As stablecoins são essenciais no mercado de criptomoedas por oferecerem estabilidade de valor, facilitarem transações e permitirem proteção contra volatilidade. Além disso, servem como um meio eficaz de acesso a mercados globais e facilitam o comércio internacional. São uma peça fundamental para a integração do mundo cripto com o sistema financeiro tradicional, proporcionando segurança e confiança aos usuários.
Países como o Brasil têm uma alta utilização de stablecoins, especialmente aquelas lastreadas em dólar, por diversas razões. À começar pelo histórico de inflação e volatilidade na moeda local. O uso de stablecoins em dólar proporciona uma forma de preservar o valor do dinheiro em tempos de incerteza econômica.
Além disso, o dólar é amplamente aceito como meio de troca em nível global. Utilizar stablecoins lastreadas em dólar facilita transações internacionais, evitando os custos e a complexidade de conversões entre moedas. Dessa maneira também permite o acesso a investimentos e serviços financeiros.
Conclusão:
Com um valor de mercado pouco acima de US$ 3 bilhões, a criptomoeda nativa da Stellar, XLM, é atualmente a 25ª maior do mercado, sendo negociada a US$ 0,11 até o momento, de acordo com a CoinGecko.