O Bitcoin caiu mais de 2% ao longo do dia de hoje. Muitos acreditam que a queda está ligada à antiga FTX. A exchange de criptomoedas está buscando aprovação regulatória para desovar seus ativos cripto no valor de $3.4 bilhões. Além disso, os advogados da exchange estão processando um protocolo de interoperabilidade on-chain, para tentar recuperar ativos perdidos no valor de $21 milhões.
O Futuro da FTX

Em 13 de setembro, a Corte de Falências de Delaware decidirá sobre a venda de ativos, no valor de $3.4 bilhões. A equipe jurídica da extinta exchange apresentou o plano. Primeiramente, em agosto, escolheu a Galaxy Digital, de Mike Novogratz, como gestor de investimentos responsável pela venda. Segundo o plano, a FTX teria permissão para desovar até $100 milhões em tokens por semana, podendo aumentar esse limite para $200 milhões por token individual.
A estimativa de janeiro de 2023 aponta que a FTX detém $685 milhões em tokens Solana bloqueados, $529 milhões em tokens FTT, $268 milhões em Bitcoin, $90 milhões em Ethereum, e diversos outros ativos, incluindo Aptos ($67 milhões), Dogecoin ($42 milhões), Polygon ($39 milhões), XRP ($29 milhões) e stablecoins. Adicionalmente, $1.2 bilhão está depositado em criptomoedas em exchanges de terceiros.
Envolvendo o Protocolo LayerZero: Retiradas de Ativos e Ações Legais
Em relação à LayerZero, o protocolo retirou $21.37 milhões da FTX nas semanas que antecederam sua queda, conforme alegado em documentos judiciais. Os advogados da FTX acreditam que a retirada fazia parte de um acordo entre a exchange e a LayerZero, visto que o braço de capital de risco da Alameda pagar $70 milhões em duas transações entre janeiro e maio de 2022 para adquirir uma participação de 4.92% na LayerZero.
A FTX alega que o protocolo agiu de má fé e está processando por quatro acusações de transferências fraudulentas, quatro acusações de transferências preferenciais, uma acusação de indeferimento de reivindicações e uma acusação de recuperação de propriedade contra a LayerZero.
A LayerZero supostamente retirou grandes quantias de APT, AVAX, BNB, BUSD, FTM, MATIC, USDC e USDT da FTX, que os advogados estão tentando recuperar. Além disso, a exchange também busca recuperar $13.07 milhões de Ari Litan, ex-diretor de operações da LayerZero, e $6.65 milhões de uma subsidiária, Skip & Goose, após os ativos serem transferidos para carteiras controladas por eles.
O Impacto ao Desovar Bilhões no Mercado
A possível venda em grande escala dos ativos criptográficos pela FTX pode resultar em uma série de impactos no mercado de criptomoedas. Inicialmente, a magnitude dessa transação poderia gerar uma pressão de venda significativa, potencialmente levando a uma queda nos preços das criptomoedas envolvidas. Anteriormente a tal movimentação abrupta, que também poderia aumentar a volatilidade do mercado, traders decidiram vender parte de suas posições.
Além das principais criptomoedas, a venda massiva de ativos da FTX poderia afetar as altcoins de forma desproporcional, especialmente aquelas com menor liquidez. Por outro lado, essa situação pode oferecer oportunidades de compra para investidores dispostos a aproveitar preços mais baixos.