Lightning Labs, a empresa que ajudou a desenvolver a Lightning Network, apresentou um novo projeto. O grupo de desenvolvedores agora está buscando “Bitcoinizar o dólar” ao possibilitar a tokenização de ativos construídos sobre o Bitcoin através da rede Lightning.
A empresa, uma das principais trabalhando na rede Lightning de segunda camada do Bitcoin, lançou os “Ativos Taproot” na mainnet na quarta-feira, permitindo a emissão de stablecoins e outros ativos financeiros na blockchain do Bitcoin.
De acordo com o comunicado de imprensa, o novo conjunto de ferramentas para desenvolvedores permitirá que o Bitcoin se torne uma rede de múltiplos ativos, levando o protocolo ao próximo nível financeiro.
Announcing the first mainnet release of Taproot Assets 🥕, a protocol for assets on #bitcoin and Lightning.
— Lightning Labs⚡️🍠 (@lightning) October 18, 2023
With this release, developers can issue financial assets on-chain in a scalable manner. 💱
Today marks a new era of multi-asset bitcoin. 🌅https://t.co/2cNvZSvv8v
Benefícios da Tokenização
De acordo com Ryan Gentry, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Lightning Labs, o projeto torna possível que pessoas de todo o mundo poderão acessar a rede de pagamentos global do futuro apenas com um telefone celular.
Segundo o diretor, os mais beneficiados com o novo conjunto de ferramentas são pessoas em mercados emergentes, devido à sua demanda por dólares digitais. Ryan afirmou que o foco será em stablecoins, já que os usuários finais querem realizar transações em USD com alta velocidade e baixo custo.
Crescimento da Lightning Network
Espera-se que a combinação da liquidação instantânea da Lightning, alcance global e baixas taxas juntamente com a segurança e descentralização do Bitcoin seja um ponto de virada para a rede, absorvendo grandes volumes de liquidez e capacidade transacional.
A Lightning Network tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos. A rede registrou um aumento de 1.212% de agosto de 2021 a agosto de 2023 em termos de transações mensais. Juntamente com volumes muito maiores em termos de USD e BTC. As últimas funcionalidades podem impulsionar ainda mais esse crescimento.
A inovação vai comportar desde stablecoins até ativos do mundo real, como títulos do Tesouro dos EUA ou ouro. De acordo com o diretor, mais de 2.000 ativos financeiros já foram emitidos na fase de testes dos Ativos Taproot. Destacando dessa maneira que a tokenização está ocorrendo de forma significativa.