Uma hard wallet, também conhecida como carteira física ou cold wallet, é um dispositivo de armazenamento de criptomoedas que geralmente se parece com um pendrive USB.
Foi projetada para armazenar as chaves privadas de sua criptomoeda de forma offline e segura, protegendo seus ativos digitais contra hackers e outros tipos de ameaças cibernéticas.
Uma hard wallet geralmente vem com um software dedicado que permite que você gerencie suas chaves privadas, verifique o saldo de sua conta e execute transações de criptomoedas com segurança. Alguns exemplos de hard wallets populares são a Ledger e a Trezor.
Ao usar uma hard wallet, é importante lembrar de manter a sua senha e a frase de recuperação em um local seguro e protegido, pois eles são os únicos meios de acessar a sua conta caso você perca ou danifique o dispositivo.
O Capitual é o único banco híbrido que permite que você faça saques entre as suas carteiras cripto e para carteiras externas também. Esse é um dos grandes benefícios para quem faz movimentações constantes de criptoativos, pois é possível administrar da maneira que desejar os investimentos em criptomoedas.
Continue a leitura para te explicarmos direitinho as vantagens de usar esse tipo de dispositivo para suas aplicações com criptomoedas. =)
Para que serve uma hard wallet?
Uma hard wallet tem a função de guardar criptomoedas em segurança, evitando perdas, roubos e, principalmente, ataques hackers.
Você pode estar questionando o porquê colocar suas criptos em uma hard wallet é mais seguro do que deixar na corretora.
Mesmo com toda a segurança das exchanges, o mercado cripto funciona de forma diferenciada do mercado financeiro tradicional. Ativos de renda fixa e variável ficam sob a custódia da corretora, mas são registrados no CPF do investidor.
Na prática, isso quer dizer que mesmo que a corretora quebre, o investidor não perderá seus ativos.
No que diz respeito às criptomoedas, as corretoras estão sujeitas a ataques hackers. Ou seja, ao deixar suas aplicações na exchange (por mais segura que seja), existe o risco de perda.
Além disso, há a possibilidade de a exchange sofrer alguma sanção já que nem todas as jurisdições possuem regulamentação bem definida para o mercado de criptoativos.
Por essas e outras, muitas pessoas preferem uma hard wallet, pois, como não está conectada na internet, ela não tem o risco de sofrer um ataque hacker.

Como funciona uma hard wallet?
As hard wallets são um local seguro para a guarda das criptomoedas, pois armazena as chaves privadas das criptomoedas de maneira off-line ou sem conexão com a internet, também conhecida como carteira fria, ou cold wallet.
As chaves ou palavras-chaves são geradas durante a configuração dos dispositivos e são exclusivas. Assim, é fundamental guardar as chaves em um local seguro.
Os códigos criptografados acompanham uma senha de acesso que pode ser anotada e armazenada em locais da sua escolha, como um cofre, por exemplo.
Como comprar uma hard wallet com segurança?
A primeira coisa é comprar uma hard wallet diretamente com o fabricante. Se for de um revendedor você já está exposto a riscos de o aparelho ter sido modificado e seus dados podem ser roubados.
Além disso, outro cuidado necessário é com a entrega. Ela precisa ser discreta. Combine com o fornecedor o melhor local e horário para isso, com atenção, inclusive, para a embalagem.

Capitual: O único banco híbrido que permite saque da sua Capconta para as Wallets
Para garantir que você seja livre para tomar suas próprias decisões financeiras, o Capitual é o único criptobanco que permite que você faça transferências entre as suas CapWallets e saques para hard wallets também.
Esse é um dos grandes benefícios para quem faz movimentações constantes de criptoativos, pois é possível administrar da maneira que desejar os investimentos em criptomoedas.
Para fazer a operação é bem fácil:
- Na página inicial do app, vá em “Sacar”;
- Selecione a opção “Enviar através de rede de criptomoeda”;
- Selecione a carteira de onde deseja fazer o saque;
- Selecione a criptomoeda da rede para qual deseja transferir;
- Insira o endereço de carteira para onde deseja transferir e confirme se a rede para a qual deseja transferir está correta*;
- Agora, é só confirmar o valor que deseja transferir e confirmar com o seu PIN (sua senha de 4 dígitos).
É um recurso único no mercado, já que a maioria dos bancos digitais só permite transações com cripto internamente (com o próprio banco) e não com terceiros.
Além disso, o cliente da CapConta, também consegue fazer transferências online para todas as suas carteiras externas, seja para sua exchange de preferência ou até para suas hard wallets, o que representa ainda mais segurança para os usuários de criptoativos.
Quer saber mais? Acesse nosso site e crie agora sua CapConta. Faça parte da revolução digital.
*As moedas devem sempre ficar na mesma rede para não perdê-las.